fr

LDT 12 JUIN 2020

  1. PLAY...LDT 12 juin 2020
  2. Josette Deschanel/Ambiance Jazz Générique
  3. Clem Chouteau /Balcon de nos vies
  4. Wiliam Sheller/Comme dans un vieux rock rool
  5. Maitre Gim's/Malheur Malheur
  6. Vianney /Je m'en vais
  7. Vianney /Je m'en vais instrumental piano
  8. Filipe Sambado/(Album Revezzo)
  9. Ficar em casa
  10. Ajoia da rotina
  11. Dan Inger /Lagrima
  12. Dan Inger /Nem às paredes confesso
  13. Patrick Dalpra /Métamorphose
  14. Marina Kaye/Instrumental
  15. Marina Kaye /The Whole 9
  16. Nuno Alves /Encontrar
  17. Patrick Dalpra/M Van aime battre
  18. Patricia Kas/Entrer dans la lumière
  19. Antonio Zambujo/Pica do 7
  20. Anjos/Tempo
  21. Antoine Elie/Ma rose
  22. Teresa Salgueiro/A cidade
  23. O Gajo com Nuno Carpinteiro/Hà uma festa aqui ao lado
  24. Musique ambiance (space musique)
  25. Progressivu/Tem calma
  26. Cachupa Psicadélica
  27. Cançao do engate/Delfins
  28. O Gajo/O caminho e o poema
Principais acontecimentos registados no dia 12 de junho, Dia Internacional contra o Trabalho Infantil:

1514 - Leão X cria a Diocese do Funchal.

1665 - A cidade de Nova Iorque é submetida à lei inglesa.

1834 - É fundada a Associação Comercial de Lisboa.

1875 - A figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na revista Lanterna Mágica.

1879 - Começa a publicação do jornal satírico "O António Maria", de Rafael Bordalo Pinheiro.

1901 - São criados os Serviços Centrais de Beneficência Pública, em Portugal.

1937 - A purga estalinista toma forma efetiva, depois da morte de velhos militantes bolcheviques em janeiro, com a execução dos generais do Exército Vermelho acusados de alta traição.

1940 - II Guerra Mundial. Portugal e Espanha divulgam a declaração conjunta de neutralidade.

1944 - É suspensa a exploração de volfrâmio em Portugal.

- II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação ordenam o rapto de todas as crianças polacas, entre os 10 e os 14 anos, para trabalhos forçados.

1947 - Decorre a Conferência de Paris, para a Cooperação Económica Europeia com o objetivo de discutir a proposta do Plano Marshall, apresentada a 05 de junho pelo secretário de Estado dos EUA.

- O representante da ditadura de Oliveira Salazar na Conferência de Paris, Caeiro da Mata, assegura que "as felizes condições de Portugal fazem com que o país não precise de ajuda".

1950 - Morre o historiador João de Freitas, fundador da Academia Portuguesa de História.

1952 - Nasce o compositor, musicólogo e maestro britânico Oliver Knussen, autor de "Where the Wild Things".

1958 - Início do surto grevista em Lisboa, Ribatejo, Alentejo e Algarve, num protesto à fraude que impediu a eleição de Humberto Delgado para a Presidência da República.

1964 - Nelson Mandela, líder da luta anti-apartheid na África do Sul, é condenado a prisão perpétua por "sabotagem".

1967 - O Supremo Tribunal dos EUA determina a nulidade das leis dos Estados do Sul que proíbem casamentos inter-raciais.

1975 - A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é condenada por corrupção e impedida de exercer cargos públicos durante seis anos.

1983 - Termina, em Vilar de Perdizes, Vila Real, o I Congresso Luso-Galaico de Medicina Popular.

1985 - Cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A adesão concretizar-se-ia a 1 de janeiro de 1996.

- A Espanha assina o Tratado de Adesão à CEE.

1987 - O ditador do antigo Império Centro-africano Jean-Bedel Bokassa é condenado à morte em Bangui.

- Ronald Reagan, 40.º Presidente norte-americano, pede ao líder soviético Mikhail Gorbatchov, num discurso em Berlim, para "derrubar o muro".

1989 - Entra em vigor a diretiva europeia sobre higiene e segurança no trabalho.

1990 - Morre, com 74 anos, o ator português Óscar Acúrsio.

- Delegações da Frelimo e da Renamo encontram-se pela primeira vez, no Malawi, para negociarem o fim da guerra de 15 anos.

1991 - 150 milhões de russos vão às urnas para as primeiras eleições presidenciais. Boris Ieltsin é eleito com 57,3 por cento dos votos.

1996 - Morre o escritor português Romeu Correia. Tinha 78 anos.

- Luiz Francisco Rebelo vence o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores.

2002 - Morre, aos 54 anos, o pintor Fernando Calhau, diretor do Instituto de Arte Contemporânea.

2003 - A assembleia dos ministros da Defesa da NATO reduz em 40% as bases militares da organização.

- Ataque israelita na Faixa de Gaza causa a morte do líder do Hamas, Yasser Taha.

2004 - Abre o Euro 2004, com a derrota da equipa portuguesa perante a seleção grega.

2005 - A jornalista francesa Florence Aubenas e o guia iraquiano Husein Hanun são libertados no Iraque, após 158 dias de sequestro.

2006 - A equipa de investigadores da Universidade do Minho, liderada por Madalena Alves, vence o Prémio Nacional de Inovação Ambiental.

- Morre, aos 83 anos, Gyorgy Ligeti, compositor austríaco de origem húngara, nascido no atual território da Roménia, figura determinante da música europeia do século XX, autor da ópera "Le Grand Macabre", de "Lux Aeterna" e de vários "Nonsense Madrigals", entre outras obras.

- Encerra a maternidade de Elvas. As utentes passam a ser atendidas em Badajoz, segundo um protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha.

2007 - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, é acusado do crime de corrupção desportiva no âmbito das investigações do processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, em 2004.

- O antigo presidente da autoproclamada "República sérvia de Krajina", na Croácia, Milan Martic, é condenado a 35 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos entre 1991 e 1995.

2008 - Os eleitores irlandeses rejeitam em referendo o Tratado de Lisboa, tendo o "não" obtido 53,4% dos votos e o "sim" 46,6%, segundo os resultados finais divulgados pela Comissão Eleitoral da Irlanda.

- Pequim e Taipei retomam o diálogo, suspenso em 1995, após a vitória na eleição presidencial em março do candidato do Kuomintang, Ma Ying-jeou, defensor de um estreitar dos laços com o continente, e que foi reeleito em 2012.

2009 - Eleições presidenciais no Irão. O presidente cessante Ahmadinejad vence à primeira volta, com 62,63 por cento dos votos, contra 33,75 por cento para o seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi, que alega "irregularidades" nas eleições.

- A proposta do Governo de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da educação pré-escolar para crianças de 5 é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

- A Assembleia da República aprova por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco novas cidades - Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul.

2010 - O Parlamento islandês, o Althingi, aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.

- O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR, é inaugurado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda.

- Morre em Peniche, com 88 anos, monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco emérito cuja ação social marcou o concelho durante mais de 60 anos.

2011 - O acampamento na Porta do Sol, em Madrid, começa a ser levantado, quatro semanas depois do início do protesto contra a atitude da polícia que tinha desalojado com violência vários elementos dos Indignados.

2012 - Morre Elinor Ostrom, cientista política norte-americana da Universidade de Indiana e a única mulher que foi distinguida com o Nobel da Economia. Tinha 78 anos.

2013 - O FMI analisa a sétima avaliação da 'troika' a Portugal e aprova o pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros.

- Morre, aos 116 anos, Jiroemon Kimura, japonês reconhecido pelo livro Guinness de Recordes como a pessoa mais velha do planeta.

2014 - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anuncia que o Governo abdicou de "receber o último reembolso do programa" por não querer solicitar "uma nova extensão que reabrisse o programa com a 'troika'".

- O Governo aprova uma proposta de lei para reintroduzir temporariamente os cortes entre 3,5% e 10% aplicados aos salários do setor público superiores a 1500 euros introduzidos em 2011 e que vigoraram até 2013.

- Jogo de abertura do Mundial2014 de futebol, em São Paulo. Dois golos de Neymar, o segundo na sequência de uma grande penalidade polémica, e um de Oscar dão ao Brasil a vitória sobre a Croácia por 3-1.

- Morre, com 91 anos, a atriz norte-americana Ruby Dee.

2015 - Governo anuncia vencedor da privatização da TAP. O consórcio Gateway, que inclui David Neeleman (Azul) e Humberto Pedrosa (Barraqueiro), bem como o fundo de investimento Cerberus, é o novo dono da TAP.

2016 - Um tiroteio num clube em Orlando, nos EUA, o pior na história do país, provoca 50 mortos e mais de 53 feridos. O autor dos disparos, Omar Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, morre durante a troca de tiros. O grupo extremista Estado Islâmico reivindica a autoria, no dia seguinte, dizendo ter sido cometido por um "soldado do califado".

2017 - Morre, aos 80 anos, em Lisboa, Durval Moreirinhas, músico e compositor que acompanhou nomes como Amália Rodrigues e José Afonso, apontado como um dos "históricos" da canção de

Coimbra.

2018 - A cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte tem início, em Singapura. Os dois líderes assinam "um importante e detalhado documento", segundo Donald Trump, que vai permitir ao "mundo ver uma grande mudança", sublinha Kim Jong-un.

- O avançado Rúben Ribeiro torna-se no sétimo futebolista do Sporting a apresentar o pedido de rescisão de contrato com o clube, alegando justa causa, após as agressões na Academia de Alcochete.

2019 - Uma nova manifestação, em Hong Kong, contra a lei da extradição fica marcada por confrontos violentos com a polícia, que causam mais de 100 feridos e pelo menos 11 detenções.

=============.

Este é o centésimo sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 202 dias para o termo de 2020.

Pensamento do dia: "Sendo o cómico a intuição do absurdo, ele afigura-se-me mais desesperante do que o trágico". Eugene Ionesco (1912-94), dramaturgo de origem romena.

Guimarães retoma dia 19 "cultura ao vivo" com espetáculos em pátios e jardins

Guimarães, Braga, 09 jun 2020 (Lusa) - A cultura ao vivo volta a Guimarães a partir de 19 de junho, com espetáculos em locais "mais ou menos improváveis", como pátios e jardins, e com os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, foi hoje anunciado.

A programação abrangerá as duas últimas sextas-feiras de junho e as duas primeiras de julho

Teresa Salgueiro, , vai voltar à 'cidade berço', para um concerto com a Orquestra de Guimarães.

No dia 19 de junho, nos jardins do Palácio Vila Flor, atuam os The BJazz Choir.

Para dia 26, está marcado, para o terreiro do Palácio Vila Flor, um momento de artes 'performativas' com António Alvarenga e Leonor Barata, seguindo de um concerto por Benjamim.

O duo Minta & The Brook Trout atua no dia 03 de julho, nos jardins do Palácio Vila Flor.

No dia 10 de julho, as propostas são um concerto pelo pianista Pedro Manuel Pereira e o filme-concerto "Surdina", de Rodrigo Areias.

Rui Torrinha disse que as atividades decorrerão sempre nos finais de tarde de sexta-feira, para "dar espaço" para que as famílias possam, ao fim de semana, retomar também outras atividades de que estiveram privadas durante o período de confinamento.

Para Ricardo Freitas, diretor executivo de A Oficina, este programa marca o início da fase de desconfinamento da atividade cultural de Guimarães, pelo que se assume como "um momento muito especial".

"Será um desconfinamento responsável e gradual, com medidas de segurança, bem-estar e conforto, para que seja possível esquecer a pandemia", referiu.

Na conferência de imprensa, foi ainda anunciado que a direção artística de A Oficina passa a ser assumida por Fátima Alçada.



BREVES: Cultura - 2.ª Edição

Redação, 09 jun 2020 (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

Carlão, Kátia Guerreiro e Herman José juntam-se ao cartaz do festival Regresso ao Futuro

Os cantores Carlão e Kátia Guerreiro e o humorista Herman José juntam-se ao cartaz do festival solidário pela classe artística Regresso ao Futuro, que irá decorrer no dia 20 de junho em teatros municipais por todo o país.

De acordo com a organização, num comunicado hoje divulgado, "Carlão atua no Cine-Teatro de Rio Maior, Kátia Guerreiro é apresentada pelo Museu do Fado no Capitólio, em Lisboa, e a Casa da Cultura de Ílhavo recebe Herman José".

"São agora 24 concertos, de 24 artistas, em 24 salas distribuídas por 22 cidades de norte a sul do país, que no dia 20 de junho de 2020 decorrem em simultâneo, a partir das 21:30", lê-se no comunicado.

Os bilhetes custam dez euros e as receitas de bilheteira revertem para o fundo de emergência criado pela Audiogest e GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, para apoiar os profissionais das artes.

O público é convidado a levar alimentos que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual, "junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar".

Além de Carlão, Kátia Guerreiro e Herman José, o festival conta com atuações de António Zambujo, Agir , Ana Moura , Aurea , Bárbara Tinoco , The Black Mamba , Carolina Deslandes , Clã , Camané , D.A.M.A., Diogo Piçarra, Fernando Daniel , Gisela João, Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa , Rita Redshoes, Samuel Úria , Salvador Sobral , The Gift , Tiago Bettencourt e Tiago Nacarato .

O ponto de vista dos muçulmanos na conquista de Lisboa

A ESTE - Estação Teatral estreia "O relato de Alabad", no próximo dia 25, no Auditório da Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, onde ficará em cartaz até dia 05 de julho.

"O relato de Alabad", um monólogo escrito e interpretado por Nuno Pino Custódio, com encenação de Miguel Seabra, entre 2002 e 2003, no Teatro Meridional, em Lisboa, fala do ano de 1147 e da defesa da cidade capital, contra portugueses e cruzados. Partindo de relatos ocidentais, é recriado o ponto de vista do "lado de lá", o dos muçulmanos, através da crónica de Alabad bin Muhammad Almançor, arqueiro e poeta.

Desta vez, Nuno Pino Custódio assina igualmente a encenação. Cenografia e figurinos são de Patrícia Raposo e a interpretação é de Pedro Diogo e de Pedro Rufino (músico). As récitas realizam-se de quinta-feira a sábado, às 21:30 e, aos domingos, às 17:00.

A lotação do Auditório da Moagem será reduzida e o acesso ao espetáculo respeitará todas as normas da Direção-Geral da Saúde, garante a companhia.

Salvador Sobral dia 20 no Teatro Sá da Bandeira em Santarém

O músico Salvador Sobral regressa a Santarém para um espetáculo no Teatro Sá da Bandeira, no próximo dia 20, às 21:30, no qual o público será sentado por ordem de chegada em cadeiras intercaladas.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que o TSB continua encerrado, pelo que a compra de bilhetes, disponível a partir de hoje, faz-se apenas 'online', sendo a lotação do teatro limitada, de forma a cumprir as normas da Direção Geral da Saúde.

"Não havendo lugares marcados, o público irá sentar-se por ordem de chegada e de forma sequencial, em cadeiras intercaladas (não havendo exceções a esta norma)", sendo obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo de permanência no teatro, afirma.

Segundo o comunicado, as portas do TSB abrirão às 21:15 e fecharão às 21:28, iniciando-se o concerto às 21:30, "não sendo permitidas entradas após o início do mesmo" e estando prevista a restituição do valor do bilhete "em caso de doença ou de sintomas suspeitos de  doença


Lionel Richie, Herbie Hancock e Yann Tiersen confirmados no festival CoolJazz em 2021

Os músicos Lionel Richie, Herbie Hancock e Yann Tiersen vão, como estava previsto, atuar na 17.ª edição do festival CoolJazz, em Cascais, mas em julho de 2021, depois de ter sido adiada um ano

A 17.ª edição do festival CoolJazz Fest estava prevista para o próximo mês de julho,

em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo, mas foi adiada para 2021,

devido à pandemia da covid-19.

Segundo a promotora do festival, num comunicado hoje divulgado, Yann Tiersen, Lionel Richie e Herbie Hancock são as primeiras confirmações para a edição do próximo ano. Os músicos atuarão, respetivamente, em 21, 25 e 28 de julho de 2021.

Os bilhetes já vendidos para este ano "serão válidos para a edição em 2021, não sendo necessário fazer a troca. A promotora recorda que, "em caso de reembolso, e no seguimento da aprovação da Lei 19/2020 de 29 de Maio de 2020, os portadores de bilhetes têm direito à emissão de um 'voucher' de igual valor ao preço pago, a ser solicitado no local onde adquiriu o bilhete".

Para este ano, além de Yann Tiersen, Lionel Richie e Herbie Hancock estavam também confirmadas as presenças de John Legend, Neneh Cherry e Kokoroko e Jorge Ben Jor.

Obra "Infâncias: aqui e além-mar" tem edição digital no 10 de junho

Uma versão digital do livro "Infâncias: aqui e além-mar", de José Jorge Letria e José Santos, lançada no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas...

A editora SESI-SP, ligada ao Serviço Social da Indústria do estado de São Paulo, no Brasil, informa em comunicado que o 'e-book' desta "viagem pelas lembranças da meninice" de dois poetas, o português José Jorge Letria e o brasileiro José Santos, pode ser adquirido na Amazon, "ampliando o acesso dos leitores à obra".

No contexto do feriado do 10 de Junho, Dia de Portugal, celebrado na quarta-feira, a SESI-SP "uma campanha especial para divulgação do título", ilustrações dos artistas Cátia Vidinhas (Portugal) e Guazelli (Brasil), "reforçando ainda mais a ligação" entre os dois países lusófonos.

Em 2018, "Infâncias: aqui e além-mar" foi distinguido no Brasil com o prémio e o selo "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, enquanto melhor livro na categoria "Literatura em Língua Portuguesa". A SESI-SP planeia a sua publicação também Portugal, estando para já a obra disponível na Livraria da Travessa, em Lisboa.

Mosteiro dos Jerónimos encerrado ao público na terça e quarta-feira

O Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, encerrado ao público na terça e na quarta-feira, devido à realização das cerimónias comemorativas do 10 de junho, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural no seu sítio 'online'.

O monumento palco da cerimónia simbólica comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de um grupo de convidados.

Devido às restrições exigidas pela situação de pandemia, o Chefe de Estado cancelou as celebrações inicialmente previstas para decorrer na Madeira e na África do Sul.

O teólogo e poeta madeirense José Tolentino Mendonça foi convidado para presidir à comissão organizadora da edição deste ano das comemorações.

O programa das cerimónias decorreu a partir das 11:00 de quarta-feira, dia 10 de junho, no exterior e no interior do mosteiro, com a presença de um número restrito de responsáveis de entidades públicas.

Lisboa, 08 jun 2020 (Lusa) - O livro de poesia "Nómada", de João Luís Barreto Guimarães, está nomeado para o "prestigiado Prémio Literário Camaiore - Francesco Belluomini", em Itália, na categoria de Prémio Internacional, anunciou hoje a Quetzal, que editou a obra.

Esta é a segunda vez que João Luís Barreto Guimarães figura nesta lista, depois de, no ano passado, ter sido nomeado para o mesmo prémio com o livro "Mediterrâneo", também publicado pela Quetzal e vencedor, em 2017, do Prémio de Poesia António Ramos Rosa.

Os derradeiros cinco finalistas serão escolhidos até 20 de junho, de acordo com o 'site' do prémio, a par dos vencedores por categoria, e o vencedor será anunciado a 19 de setembro.

João Luís Barreto Guimarães é candidato ao Prémio Internacional com a britânica Kate Clanchy, o romeno Ion Deaconescu, o espanhol Jorge Galan, o francês Jean Flaminien e a venezuelana Flora Amelia Suarez Cardenas.

Em edições anteriores, o Prémio Camaiore, um dos mais prestigiados no domínio da poesia, foi atribuído a autores como Evgueni Evtuchenko (1987), Lawrence Ferlinghetti (1998), Ernesto Cardenal e Seamus Heaney (2010) e Nuno Júdice (2017).

Em abril de 2019, "Nómada" ganhou o prémio de Melhor Livro de Poesia, naquela que foi a primeira distinção nesta categoria dos Prémios Bertrand.

A obra de João Luís Barreto Guimarães, poeta, tradutor e médico, está representada em antologias poéticas e revistas literárias de numerosos países, tendo "Mediterrâneo" sido publicado em espanhol.

AL // MAG

Lusa/Fim


Qui est Qui

01/11/2019

Le moment poésie

01/11/2019

Músico Plutonio lança "Sacrifício", o terceiro álbum

01/11/20192020/2021 Tous droits réservésOptimisé par Webnode